Vantagens:
· O colaborador se sente importante para a tomada de decisões da organização ou do grupo, pois tem a chance que falar e expor opiniões e a chance e criticar ( de forma construtiva) ou complementar a ideia do outro; se sentem ouvidos e entendidos pela empresa
· proporciona maior interação da equipe
· permite que o capital humano libere a imaginação
· Melhoria do clima pois essa técnica implica que a equipe atue de forma inovadora, de forma a estreitar o laço entre os colaboradores
· Melhor comunicação entre as pessoas, perda do receio de não ser ouvido
· O relacionamento entre líder e equipe melhora pois o mediador exerce um diálogo eficaz com os membros da equipe
· Melhoria dos desempenhos ( estimula cada colaborador a trabalhar em busca de um propósito que ele ajudou a construir)
· Desenvolvimento de novas competências ( comportamentais e profissionais; como criatividade, responsabilidade, dentre outros)
· Superação de limites : enxergam os desafios como oportunidades de crescimento
Desvantagens
· Quando não bem planejado e estruturado pode se tornar perda de tempo:
· Discussão focada no problema e esquecimento da conversa pautada na solução;
· Presença da conformidade : aceitação geral de uma ideia única
· Inibe a criatividade, levando alguns participantes a enfatizar as ideias dos colegas de debate, não expondo o seu principal interesse de sugestão
· Atuação preferencial do líder pode favorecer determinados participantes mais extrovertidos que os outros
· distorção da proposta, levando a uma discussão incontrolável para o mediador
· Nem sempre surte o resultado ou a solução esperada para o problema em questão
· É um processo empírico e primário, não há comprovação científica do resultado. Tem por base a experiência de cada um dos envolvidos no processo.
Assim, o Brainstorming deve ser bem planejado e bem estruturado para que não hajam falhas que levam a uma perda de tempo e ao insucesso da coleta de informações para a realização de uma solução de determinado projeto ou atividade.